Curiosidades

5 Curiosidades sobre Capablanca



José Raul Capablanca, um cubano que demonstrou sua habilidade para o xadrezcom a apenas 4 aninhos de idade. Aos 12 derrotou o campeão cubano da época, em 1909 aos 20 venceu o campeão dos Estados Unidos, em 1920 tornou-se o campeão mundial do xadrez - o título máximo!


Ele previu até, que em um futuro próximo, osjogos de xadrez dos grandes mestres acabaria sempre em empate, devido aos profundos conhecimentos de teoria, isso resultaria no fim do xadrez. (Eu espero que não ocorra...) Para resolver isso ele criou uma variante: O Xadrez de Capablanca. Confira agora 5 curiosidades sobre xadrez!


Capablanca não é bom o bastante

sábado, 4 de fevereiro de 2012

[Tabuleiro de Xadrez] Os Simpsons


Os Simpsons é um desenho animado criado por Matt Groening para a FOX, este desenho animado já ganhou inúmeros prêmios desde a sua estréia, incluindo 25 Prêmios Emmy, 24 prêmios Annie e um prêmio Peabody. A revista Time a classificou como a melhor série do século XX. The Simpsons é uma das séries de desenho animado dos Estados Unidos de maior duração e o programa de animação americana de mais tempo no ar.



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

10 belas mesas de xadrez

É indiscutivél que existem vários tabuleiros de xadrez super lindos, que deixam qualquer um com muita vontade de ter um, mas meu sonho de consumo mesmo é ter uma mesa só para o xadrez!


Estes são verdadeiros artigos de luxo, feitos com todo capricho e cuidado. Escolha a sua mesa favorita!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

[Tabuleiro de Xadrez] Doctor Who

Uma das séries de maior sucesso do Reino Unido e que já existe a mais de 40 anos, não poderia deixar de ter uns tabuleiros de xadrez sobre ela.
Produzida pela BBC, está série conta a história de um viajante do tempo conhecido como "Doctor", que viaja em sua maquina do tempo chamada TARDIS.
O mais importantes personagens desta brilhante série estão imortalizados nestes lindos tabuleiros!


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A invenção do tabuleiro de xadrez dobrável



Pouca gente sabe, mas o xadrez já foi proibido em diversas épocas da história. Os proibidores diziam que o xadrez era um jogo de azar ou que era um jogo "do diabo". Certa vez, em 1212, o Concílio de Paris proíbe a prática do xadrez, após sua condenação pelos bispos Guy de Paris e Eudes de Sully, que até excomungavam, ou seja, expulsavam da igreja qualquer um que fosse pego jogando xadrez.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

[Tabuleiro de Xadrez] Star Wars

Com certeza você conhece os filmes da série Star Wars ou Guerra nas Estrelas. Ela é só uma das mais famosas de todos os tempos! Foi um sucesso tão grandes que já foram lançados uns 7 ou 8 filmes, e seus subprodutos são mais numerosos ainda: livros, bonecos da série, jogos de computador e vídeo-game, desenhos animados e em 3D e muitas outras coisinhas para os fãnaticos da série. Mas hoje venho mostrar algo diferente: um tabuleiro de xadrez inspirado em Star Wars

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

5 Tabuleiros de xadrez inspirados em filmes

Nem mesmo o maior fã do xadreznunca ira superar os criadores destes tabuleiros. Inspirados em filmes de todos os gêneros e em jogos, os tabuleiros a seguir vão virar o seu desejo de consumo! Verdadeiras obras primas da criatividade, temos dos mais famosos como o Xadrez de Bruxo - Harry Potter, assim como tabuleiros do Senhor dos AnéisAstérix e outros!


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Adolf Anderssen e o hoteleiro

Adolf Anderssen, grande enxadrista e protagonista de uma das mais famosas partidas de xadrez, A Imortal, chegou certo dia a um hotel. O dono do lugar gostava de se gabar para todos por ser um ótimo jogador de xadrez, e desafiou Anderssen para uma partida oferecendo uma Dama de vantagem.Anderssen ficou surpreso e encantado, aceitou o desafio, e resolveu perder para poder dar uma lição ao hoteleiro.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lugares inusitados para jogar xadrez

Se você é um jogador dos que gosta de reclamar quando alguém deixa escapar um suspiro perto de você quando está jogando xadrez, olhe para estas fotos e inspire-se neles!

Qualquer um joga xadrez em um lugar calmo e sem barulho, quero ver você fazer igual a eles. Será que da para se concentrar assim?

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Nome das peças de xadrez em inglês


A maioria dos sites para jogar xadrez online são de língua inglesa, então quando vamos procurar o histórico de nossas partidas elas estão anotadas na notação algébrica, até aqui tudo bem, mas as siglas/abreviações das peças sempre estão em inglês e essas nem todos conhecem. Por isso acho ser uma boa ideia saber o nome das peças em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videos Aberturas